A gestão condominial vem se modernizando a cada dia e um exemplo claro desta tendência é a adaptação de conceitos empresariais para os condomínios. Isto tem ocorrido porque os condomínios, com sua infraestrutura cada vez mais complexa, crescente número de funcionários e de condôminos, oferecimento de serviços amplamente diferenciados, tem se tornado verdadeiras empresas.
Exemplo de um destes conceitos adaptados aos condomínios, a gestão de facilities é um tema que cresce de importância no mundo da gestão condominial.
No ano de 2018, a entidade responsável pela elaboração de normas (International Organization for Standardization (ISO)), atendendo a uma demanda importante na época, publicou a norma ISO 41001:2018 – Facility Management – Management Systems – Requirements with guidance for use. Dois anos depois, em abril/2020, esta norma foi traduzida para o português, dando origem à ABNT NBR ISO 41001:2020 – Facility management — Sistemas de gestão — Requisitos com orientações para uso. Esta norma apresenta uma definição para Facility Management: “função organizacional que integra pessoas, espaços e processos dentro de um ambiente construído com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas e a produtividade do negócio principal”.
No mundo empresarial, na prática, a gestão de facilities abrange diversas áreas de atuação. Ela é responsável pelo adequado funcionamento da empresa em todos os aspectos de sua infraestrutura, sempre com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos colaboradores e dos clientes e a produtividade do negócio principal. Questões como segurança, tecnologia da informação, manutenções, serviços de transporte, limpeza, gestão de documentos, gestão de equipamentos fazem parte da gestão de facilities. Tratar estas questões separadamente, por pessoas e departamentos diferentes, pode trazer ruídos na comunicação e retrabalho para a empresa. Centralizar estas questões certamente eleva a eficiência dos processos. Sendo assim, o conceito de gestão de facilities passa a ganhar relevância nas discussões sobre estratégia e gestão empresarial.
Nos condomínios, o conceito de gestão de facilities foi adaptado com o foco em proporcionar mais conforto à vida dos condôminos e em aumentar a eficiência da gestão da infraestrutura condominial gerando consequente economia de recursos físicos e financeiros. Este foco resulta em condôminos mais satisfeitos e condomínios mais valorizados.
A gestão de facilities nos condomínios pode abranger as seguintes questões:
– segurança e portaria: ter procedimentos bem estruturados e pessoal qualificado nestas questões é imprescindível para a tranquilidade dos condôminos;
– limpeza e conservação: aqui também a existência de procedimentos bem estruturados e pessoal qualificado, aliado a adequados materiais e equipamentos, tornam reduzidas as manutenções no condomínio, bem como aumentam a qualidade de vida dos condôminos;
– facilidades para os condôminos: implantar práticas que possam criar facilidades para o dia a dia dos condôminos é algo que contribui de maneira importante à valorização do empreendimento. São exemplos destas práticas: serviços de lavanderia, oferecimento de professores para práticas educacionais e esportivas, serviços de mercadinhos, serviços de feiras, serviços de transporte, serviços de concierge, serviços de reparos residenciais, serviços de apoio a animais de estimação, serviços de manutenção veicular, serviços de beleza, outros. Para haver transparência nas questões financeiras, geralmente estas práticas são planejadas no sistema “pagar pelo uso”, ou seja, cada condômino paga somente se usar determinado serviço.
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REFERÊNCIAS PARA ESTE TEXTO:
ABNT NBR ISO 41001:2020 – Facility management — Sistemas de gestão — Requisitos com orientações para uso (norma)
Facilities em condomínios: o que é e como utilizar. Escrito por Empresa Graiche, 14/01/2019. Consulta em 06/01/2020: https://graiche.com.br/graichenews/facilities-em-condominios-o-que-e-e-como-utilizar/
Gestão de Facilities: um guia sobre a profissão do futuro. Escrito por Renato Ribeiro, 09/08/2019. Consulta em 06/01/2020: https://blog.beerorcoffee.com/2019/08/09/gestao-de-facilities/